Rio de Janeiro


 

Dados

Área 1.182 Km2
População 6.051.399 (2004)
Código de Área 021
Fuso Horário GMT -3 horas
Voltagem 110 V

 

Temperaturas Médias

Mês Janeiro Abril Junho Setembro
ºC ºC ºC ºC
Mais alta 40 27,5 24 25,4
Média 32,2 23,2 20,3 22,4
Mais baixa 24,4 21,3 17,7 20

O Rio de Janeiro é considerado uma das mais bonitas cidades do mundo. A estátua do Cristo Redentor com os braços sobre a baía de Guanabara parece abençoar a natureza pródiga em praias, mar, florestas, montanhas, bom clima e cores. Não é necessário esperar pelo carnaval para ouvir o som dos pandeiros brotando nas esquinas do centro e nos bares da moda das praias da zona sul. O carioca transpira ritmo ao andar, na dança na fala e na música. Mas o Rio de Janeiro não é feito só de beleza e alegria. Sua arquitetura, suas universidades, os museus e os teatros, oferecem a quem os visite, uma vida cultural das mais ricas e atualizadas.

 

O Rio de Janeiro é o mais conhecido cartão postal do Brasil. Suas imagens estão intimamente ligadas ao Pão de Açúcar, ao futebol, aos desfiles das escolas de samba, e a gente bonita, alegre e bronzeada do sol. Esse Rio de Janeiro é também capital do estado de mesmo nome, um estado exuberante e que cativa pela sua beleza natural, marcada por uma geografia privilegiada e pela maneira de ser de seus habitantes, que conciliam como poucos, a arte de trabalhar e viver intensamente de maneira simples.

Durante quase dois séculos e meio, de 1716 a 1960, a cidade do Rio de Janeiro foi capital da Colônia, do Império e da República do Brasil. Como uma “prima donna”, reinou na política, na economia , na cultura e como centro financeiro e social do país. Com a transferência da capital para Brasília em 1960, o Rio de Janeiro perdeu seu status político, porém não seu encanto nem seu título de cidade maravilhosa. 

Manteve intacta sua vocação de centro cultural e turístico, sendo a principal porta de entrada dos estrangeiros que vêm ao país.

Da fusão da antiga capital e do estado do Rio de Janeiro, resultou uma potência econômica. O novo estado se converteu no maior produtor de petróleo do país, extraído da plataforma continental do município de Campos, no interior do estado. Com o petróleo descoberto em 1974 e utilizando tecnologia nacional de exportação em águas profundas, a produção da bacia de Campos alcança 52.600 m3 (330.000 barris) ao dia, que corresponde a 70% na produção nacional de petróleo.

Muitas áreas do estado possuem o encanto característico da cidade. O litoral do estado é um dos mais belos do Brasil, com suas baías, enseadas e praias de todos os tipos e para todos os gostos. Estendem-se desde a Costa do Sol, ao norte do Rio de Janeiro, até a Costa Verde ao sul da capital. No interior, em meio a exuberante vegetação, se encontra a chamada região serrana, onde se destacam as cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e uma das mais importantes cidades-monumento do país, Petrópolis, refúgio de descanso e ócio da família imperial brasileira durante o século XIX.

Também no interior se destaca a região de Itatiaia, sede do primeiro parque nacional criado no Brasil em 1937, onde se situa o pico mais alto do estado, o Pico das Agulhas Negras, com 2.787 metros de altitude.

Na antiga província do Rio de Janeiro, estiveram as primeiras plantações de café no Brasil, um cultivo que se estendeu depois ao longo do século XIX  até o Vale do Paraíba em São Paulo, e outras regiões do país. Ainda hoje algumas fazendas coloniais do Vale do Paraíba, compõem um excelente recorrido para os que desejam conhecer a história da época. Nelas os palacetes dos barões do café, transformados em centros de visita turística, conservam o luxo e o refinamento da cultura cafeeira nas construções coloniais e na decoração.

Durante as primeiras décadas do século XX, a agricultura do estado entrou em declive e começou a ter pouco significado na economia. O fenômeno da modernização agrícola a partir da década de 70, impulsor de grandes transformações do setor em todo Brasil, não chegou ao interior do Rio. O principal produto cultivado no estado é a cana de açúcar, no município de Campos dos Goitacazes. A economia do estado se baseia em torno do parque industrial e do turismo. Destacam-se ainda a indústria metalúrgica, siderúrgica, química, alimentícia, mecânica, editorial e gráfica de papel e celulose, de extração mineral, de derivados do petróleo e indústria naval. O produto interno bruto (PIB) do estado, representa 12,5% do PIB nacional.

O Rio é uma dessas cidades únicas no mundo. Seu nome é sinônimo de bossa nova, carnaval, samba e alegria. Suas praias estão entre as mais populares do mundo, e a gente é amigável e desinibida. A antiga capital do Brasil é o lugar ideal para umas férias apaixonantes. Uma oportunidade para soltar-se em meio a um clima festivo permanente.

Durante o carnaval as qualidades do Rio se potencializam na maior festa do mundo. O desfile das escolas de samba pela avenida do Sambódromo, com as mulheres mais lindas, vestidas apenas com plumas, brilhos e lantejoulas, dançando sem parar até o amanhecer, é um espetáculo inigualável de graça e beleza. O carnaval do Rio é uma experiência para ser vivida a fundo, já que resume o espírito da cidade.